“Quando se sonha sozinho é apenas um sonho, quando sonhamos juntos é o começo da realidade.” Essa frase do escritor Miguel de Cervantes, no livro “Dom Quixote de La Mancha”, é lapidar quando da realização do 1º Campeonato Sul-Americano de Voleibol Adaptado e na história da Confederação Brasileira de Voleibol Adaptado.
No início o nosso objetivo era fomentar, divulgar e expandir a prática do voleibol adaptado. O trabalho foi e é intenso, desgastante, algumas vezes injusto, mas extremamente gratificante quando vemos que nossa nave alçou voo.
Nunca deixamos de sonhar em realizar uma competição sulamericana, que determinasse de vez o crescimento do voleibol adaptado além das fronteiras do Brasil. Era, então, um sonho solitário. Mas, foram surgindo outros sonhadores e agregando-se ao trabalho desenvolvido. Passou a ser um sonho sonhado em conjunto (juntos) e, hoje, encontramos a realidade.
Mas, o sonho não se encerra aqui; outros sonhos, outros desejos, outros objetivos, outros planos estão nos fazendo sonhar ainda mais alto e, sabemos, iremos conseguir transformá-los em realidade.
Grato a todos que tornaram este sonho possível e o nosso agradecimento sincero à Salto e sua população, que abraçaram esta competição internacional, a primeira a ser realizada no mundo, às autoridades constituídas deste município hospitaleiro e acolhedor, em especial ao Sr. Laerte Sonsin, Prefeito Municipal, e Sr. Valdir Líbero, Secretário Municipal de Esportes e aos nossos “hermanos” sul-americanos que conosco compartilham o sonho sonhado e realidade do sonho. Nossa saudação especial às delegações de Argentina, Chile e Uruguai, que sejam todos muito bem-vindos, com nosso abraço carinhoso e fraterno.
Vamos continuar acreditando na força do trabalho e da dedicação, pois é isto que nos engrandece e fortalece, o resto são sombras de árvores alheias, como diria Fernando Pessoa.
Sucesso.
LUCAS RODRIGO DIMARCO
PRESIDENTE DA C.B.V.A.